top of page


Evento reúne Pier Luigi Petrillo e representantes do IBDCult no Ceará

Evento reúne Pier Luigi Petrillo e representantes do IBDCult no Ceará

Evento reúne Pier Luigi Petrillo e representantes do IBDCult no Ceará

O professor e pesquisador sobre Patrimônio Cultural Pier Luigi Petrillo veio ao Brasil para lançar o seu livro “Teorias e Técnicas do Lobbying". Doutor em Direito pela Universidade de Siena (Itália), Pier Luigi é o primeiro Italiano a compor e presidir o Comitê de Experts, responsável pela emissão de pareceres, onde a Unesco deve decidir se um bem imaterial está apto a receber a titulação de Patrimônio Cultural da Humanidade.

O primeiro evento em que o professor esteve presente foi um Seminário na Universidade de Fortaleza( Unifor), onde falou sobre proteção do bem, instrumentos jurídicos para realizar a titulação de um bem, o que o país deve fazer para que seu bem continue com a titulação de Patrimônio Cultural Imaterial, dentre outros tópicos sobre o trabalho da Unesco.

No segundo dia professor Petrillo esteve novamente na Unifor onde apresentou seu livro para uma plateia que o acompanhava atentamente. Ele pontuou sobre os diferentes tipos de lobbying, o que faz um lobista, a importância do lobbying no país em vários aspectos, não só no setor da política, além de citar o Greenpeace, Greta Thunberg e influenciadores digitais como exemplos de lobistas. Petrillo ressaltou sobre o papel da Unesco no mundo e pontuou sobre a importância da educação transmissível de geração em geração.

Durante a aula dirigida para uma plateia de doutores, mestres e graduandos, Petrillo agradeceu a presença do professor Humberto Cunha, presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais, IBDCult. Posteriormente, o professor apresentou no Ideal Clube o seu livro sobre lobbying. O IBDCult, a Academia Cearense de Letras Jurídicas e a Academia Cearense de Direitos Culturais, receberam o professor com um jantar regado a música e degustação de culinária cearense.

Uma mesa foi formada e presidida pelo professor Humberto Cunha, o professor Pier Luigi Petrillo, a presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult), Cecilia Rabelo, a presidente da Academia Cearense de Cultura (Acecult), Marcia Sucupira Barreto, e o Dr. José Damasceno, presidente da Academia Cearense de letras jurídicas e vice-presidente do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC).

Em seguida, Petrillo gentilmente atendeu aqueles que fizeram fila para levar seu autógrafo para casa. Mesmo com agenda cheia e saindo de um compromisso para outro, Petrillo demonstrou-se amável com quem chegava cheio de indagações e curiosidades sobre seu livro. Ele volta para a Itália, mas com certeza deixa aqui os seus ensinamentos, alegria e entusiasmo na sua fala.

bottom of page