top of page

Artigos e Textos Acadêmicos

Direitos nas Políticas Culturais Sul-Americanas

Direitos nas Políticas Culturais Sul-Americanas

Direitos nas Políticas Culturais Sul-Americanas é o título do paper do gestor cultural e professor argentino FEDERICO ESCRIBAL, escrito com base em palestra que proferiu no IX EIDC - Encontro Internacional de Direitos Culturais (2020), traduzido para o português por Julieta Sampaio Neves Aires (Defensora Pública do Estado do Piauí e Mestranda em Direito vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais do PPGD da Universidade de Fortaleza - UNIFOR) e revisado pelo autor. O texto original, escrito em espanhol, está publicado no livro "Direitos Culturais: Múltiplas Perspectivas - Vol. 5", já disponível neste site. A íntegra do paper consta no pdf abaixo.

Cultura Argentina em tempo de pandemia: a emergência em um setor com baixas defesas

Cultura Argentina em tempo de pandemia: a emergência em um setor com baixas defesas

Cultura Argentina em tempo de pandemia: a emergência em um setor com baixas defesas é o título do paper de autoria do advogado, gestor cultural e artista argentino MARCELO CARLOS CEBRIÁN, escrito com base em palestra que proferiu no IX EIDC - Encontro Internacional de Direitos Culturais (2020). A tradução para o português foi feita por Artur Cavalcante (Bacharelando em Direito) e Julieta Aires (Defensora Pública do Estado do Piauí e Mestranda em Direito), ambos vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais do PPGD da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. O texto original, escrito em espanhol, será publicado no livro "DIREITOS CULTURAIS: MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS - VOL. 5", já no prelo. Veja a íntegra no pdf que consta nesta notícia.

O acesso a(os) patrimônios culturais em tempos de COVID-19

O acesso a(os) patrimônios culturais em tempos de COVID-19

O acesso a(os) patrimônios culturais em tempos de COVID-19 é o título do paper de autoria da Professora Lucía Carolina Colombato, da Faculdade de Ciências Econômicas e Jurídicas da UNLPam -Argentina, escrito com base em palestra que proferiu no IX EIDC - Encontro Internacional de Direitos Culturais (2020). A tradução para o português foi por Julieta Aires (Defensora Pública do Estado do Piauí; Mestranda em Direito, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais do PPGD da Universidade de Fortaleza - UNIFOR).. O texto original, escrito em espanhol, será publicado no livro "Direitos Culturais: Múltiplas Perspectivas - Vol. 5", já no prelo. Veja a íntegra no pdf abaixo.

O impacto da pandemia na Universidade: os direitos culturais e o desafio da resiliência

O impacto da pandemia na Universidade: os direitos culturais e o desafio da resiliência

"O impacto da pandemia na Universidade: os direitos culturais e o desafio da resiliência" é o título do paper de autoria do Professor Domenico D’Orsogna, da Universidade de Sassari (Sardenha – Itália), escrito com base em palestra que proferiu no IX EIDC - Encontro Internacional de Direitos Culturais (2020). A tradução para o português foi feita pela Pesquisadora Juliana Rodrigues Barreto Cavalcante (GEPDC/PPGD/UNIFOR-Brasil) e pelo Professor F. Humberto Cunha Filho (GEPDC/PPGD/UNIFOR - Brasil). O texto original, escrito em italiano, será publicado no livro "Direitos Culturais: Múltiplas Perspectivas - Vol. 5", já no prelo. Veja a íntegra no pdf abaixo.

Alimento e cultura entre sustentabilidade e pandemia: um desafio inédito para o direito

Alimento e cultura entre sustentabilidade e pandemia: um desafio inédito para o direito

"Alimento e cultura entre sustentabilidade e pandemia: um desafio inédito para o direito" é o título do paper de autoria da Professora LUCIA SCAFFARDI, da Universidade de Parma - Itália, escrito com base em palestra que proferiu no IX EIDC - Encontro Internacional de Direitos Culturais (2020). A tradução para o português foi feita pela Professora Anita Mattes (CERDI - França) e pelo Professor F. Humberto Cunha Filho (UNIFOR - Brasil). O texto original, escrito em italiano, será publicado no livro "Direitos Culturais: Múltiplas Perspectivas - Vol. 5", já no prelo. Veja a íntegra no pdf abaixo.

bottom of page