E agora, José?





“Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente”

Gabriel, O Pensador. Até quando?


Fiquei com a responsabilidade de escrever o último artigo do ano de 2021.


A vontade é aquela normalmente sentida quando chegamos ao final de um ano: fazer o balanço do que passou e preparar as metas para o ano que vem. No entanto, desde 2020 aprendemos (ou deveríamos ter aprendido) o óbvio: nada está sob controle e as metas para o próximo ano não deixam de ser puros desejos.


Mas, isso é ruim?


Desejo de que possamos ser mais assertivos, ser mais verdadeiros conosco, desejo de que possamos nos transformar naquilo que mais desejamos ver no mundo.


Nada está sob controle. Ou será que há algo que podemos controlar?


O espaço sob controle é mínimo, mas existe. E está aqui, na ponta dos dedos de quem digita este texto. Podemos escolher agir de forma diferente. Podemos escolher não escrever sobre direitos culturais no último artigo do ano do Blog cujo tema são os direitos culturais. Podemos escolher não repetir aquele velho padrão ao qual nos apegamos e que, por vezes, confundimos com nossa própria essência (se é que ela existe).


Nesse ano, o IBDCult agiu diferente: ele voou. Escrevemos, demos aulas, participamos de editais (e ganhamos!), executamos projetos, fomos citados até em projeto de lei! Nesse voo, percebo o quanto cada uma/um que faz parte deste Instituto é força, elo fundamental que torna o nosso desejo de fazer a diferença no Direito e na Cultura uma meta possível.


Para 2022? Não sei. Pessoalmente, desejo ser apenas eu mesma, nada mais. Isso pode parecer pouco, mas, quer saber? É a tarefa mais árdua que já realizei.


Para o IBDCult, desejo que seja tudo o que possa ser. E desejo às amigas e amigos que fazem parte desse Instituto singelo, mas que tem marra de gente grande, que sejam, sejam o que quiserem ser. Desejem, mudem, realizem, pois, juntas e juntos, manteremos o IBDCult sendo esse farol que ilumina sem encandear.


Muito obrigada e que venham mais mudanças!


Cecilia Rabêlo - Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult


124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo